sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Filme: Persepolis (2007)

Filme: Persepolis


Umamis: 8

"Acidentes históricos e a estupidez de uma minoria ávida por poder, podem impactar a vida de todo um povo..."

Não era o filme que imaginava ser o primeiro do blog, mas é o que eu acabei de ver e não dá para não recomendar.

A primeira vista o filme combina a história da revolução islâmica do Iran com a descrição dos reflexos da revolução na vida de uma jovem iraniana. (o que já é razão suficiente para assistir e gostar do filme)

No entanto, o que faz Persepolis realmente especial são ingredientes mais sutis.

Primeiro o formato arriscado de desenho animado em preto e branco. É estranho, mas depois de alguns minutos não parece que estamos assistindo a um desenho e todos os personagens e lugares parecem incrivelmente reais.

Segundo a combinação de imagem e musica é muito intrigante. Não consigo expressar bem porque mas conseguiram muito umami nessa combinação.

Por último, com o olhar de quem vive há anos no Oriente Médio e visitou o Iran 'in loco', percebo que o filme retrata muito bem o semblante do povo iraniano, os rastros de um passado mais vibrante e a curiosidade de querer entender o mundo através de quem vem de fora.

Ao visitar o Iran, é possível notar um sorriso de quem traz na raiz uma sociedade amável e que evoluiu gradativamente criando raízes profundas. Uma juventude que lê em abundância nos parques públicos. Convites amáveis para visitar suas casas. Enfim, uma sociedade preparada para integrar-se ao resto do mundo e que aguarda com olhos esperançosos a chegada desse dia.

Desfrute o passei conduzido pela jovem Marji.

Dica: para quem não conhece bem o background histórico, vale a pena dar uma passada rápida no wikipedia para entender o contexto dos Shahs, comunismo, guerra Iran-Iraque, interesses do ocidente pelo petróleo, sequência de eventos e contexto político.
http://en.wikipedia.org/wiki/Iranian_Revolution

Nenhum comentário:

Postar um comentário