sábado, 20 de agosto de 2011

Risotto trufado com Bock!

Blog rapidinho para dividir uma descoberta...

Comecei a preparar um risotto trufado e na hora H não tinha vinho branco.

As vezes, a necessidade é o motor da criatividade...

Olhei para geladeira e vi duas garrafas de cerveja bock (não é bem bock, é aquela dourada bem escura).

Ideia: substituir o vinho pela cerveja.

E essa foi a novidade (pelo menos para mim, pq todo mundo já deve saber; em todo caso...): Ficou espetacular! (arrisco dizer que melhor que o vinho branco para o meu paladar)

Alguém pode perguntar: cerveja bock no Kuwait? Sim e não é do mercado negro! A cerveja usada foi uma cerveja caseira, feita com fermentação do malte em um equipamento "rocambolesco". É mais um toque original pro risotto...

Bom, os ingredientes são:

1) Trufas / Shiitake:
- Trufas e/ou shiitake (eu usei os 2)
- Aspargos verdes
- Cebola
- Azeite trufado bianco (comprado no Dean & Deluca, que se não abrir até eu voltar para SP é capaz d'eu abrir uma filial)
- Manteiga

2) Risotto:
- Arroz carnaroli (também do Deluca)
- CERVEJA BOCK (ou tipo da Serramalte)
- Cebola
- Broth de vegetais
- Manteiga
- Sal trufado (comprado em Lucca)

3) No final:
- Mistura tudo
- Adiciona um pouquinho de cream
- Adiciona parmesão
- Ah, eu deixo em fogo bem baixo por muito tempo e no final aumento bastante a T para ficar bem quente (hoje não, mas as vezes esquento o prato também para manter a temperatura)
- E voila: Prato e mesa

 Quantidades? Como "bom" engenheiro não tem a mais mínima ideia. Vou colocando bem pouco de cada coisa e vou provando até a contribuição daquele ingrediente se fazer presente. Parece caótico, mas funciona...




Nenhum comentário:

Postar um comentário