Em uma linha similar a “Kite Runner / O Caçador de Pipas” (guardadas as devidas proporções), Children of Heaven é um filme que, em sua simplicidade, emociona.
Com atuações brilhantes de duas crianças iranianas, o filme é uma homenagem a valores como nobreza e comprometimento, e utiliza situações que não só ilustram alguns valores fortes da cultura do meio oriente (apesar de tudo), mas que em contra-partida choca por mostrar como esse mesmo valor é raro e não natural na cultura ocidental, especialmente na brasileira desde nossa infância.
A filmagem é impecável e as tomadas de câmera são memoráveis. Realmente memoráveis! A cena da perda do sapato no esgoto, perda de direção na bicicleta, a chegada da corrida e os pés na agua no final impressionam. Cinema realmente bem feito.
Também vale prestar atenção na paisagem do Irã, onde fica clara a transição do árido do Golfo para o verde do Mediterrâneo. A paisagem do Irã é bastante particular, principalmente ao Norte. Uma vez peguei um taxi com um motorista Kuwaiti (o que já é uma raridade), e ele me disse que era fotógrafo e que ia ao Norte do Irã quatro vezes por ano para tirar fotos durante as quatro estações. Só acreditei porque me mostrou as fotos e eram realmente lindas.
Um filme de gente real, com timing de vida real. Estava com saudade de assistir um filme com um sabor diferente e fiquei com vontade de dividir aqui no final das minhas férias. Fica a dica de Umami.
Feliz 2011! Só posso desejar: PAZ!